SOKTON entra no projecto de otimização do sistema intermunicipal de deposição resíduos do Planalto Beirão


(14-11-2018)

A SOKTON Portugal vai instalar equipamentos de grande capacidade de deposição de resíduos em 16 municípios que fazem parte da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB).
A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) é um sistema intermunicipal integrado de gestão de resíduos sólidos urbanos que apresentou uma candidatura ao Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para a melhoria do sistema existente de depoisção de resíduos..

A SOKTON ganhou o concurso público e Mangualde foi o primeiro concelho a beneficiar da instalação dos equipamentos. No total, contará com 46 contentores enterrados para a deposição de resíduos indiferenciados e de 31 “ilhas ecológicas” para papel/cartão, plástico/metal e vidro, cuja instalação se concretizará até final do ano, num investimento que atingirá cerca de 1 milhão de euros somente para esta localidade.

No final da instalação dos equipamentos, 750 unidades de contentores enterrados estarão ao serviço de uma população que ronda os 325 mil habitantes, sendo que 565 unidades se destinam à deposição de resíduos recicláveis e 177 unidades para a deposição de resíduos indiferenciados. O município de Seia terá a instalação de 10 equipamentos enterrados Sotkon, optimizados com tecnologia de controlo de acesso para utilizadores, ficando, assim, apto a aplicar o sistema de taxação de resíduos PAYT (pay-as-you-throw), considerado um sistema de taxação mais justo para o cidadão.


Fonte: Wisdom Consulting

Siga-nos no facebook.