Investigadores descobrem maré de Lixo no Ártico


(20-04-2017)

Um estudo divulgado pela American Association for the Advancement of Science, confirmou que o plástico é abundante no mar da Gronelândia e no norte da Escandinávia apesar das populações responsáveis por este tipo de poluição estarem localizadas a grande distância. A recolha de resíduos à superfície da água aponta para a existência de centenas de toneladas de plástico com maiores concentrações no fundo. A amostragem realizada no âmbito do estudo permitiu concluir que os resíduos "viajaram de fontes distantes, incluindo das costas noroeste da Europa, do Reino Unido e da costa leste dos EUA".

O mapeamento do trajeto do plástico do Atlântico Norte até ao oceano Ártico foi feito recorrendo a um conjunto de 17.000 bóias com sensores ligados via satélite permitiu provar a transferência de resíduos via "circulação termosalina". Esta corrente é responsável pela circulação de massas de água temperada para norte e que desempenha um papel importante na regulação do clima global e na distribuição de oxigénio e nutrientes.

Os investigadores referiram que os mares que historicamente acumulam mais resíduos de plástico são os mares fechados como o mar Mediterrâneo e que não era expectável registar acumulação destes resíduos nas latitudes polares. Os autores alertaram também para os danos causados por estes plásticos flutuantes nos ecossistemas do Ártico que "são especialmente preocupantes".


Fonte: TSF online

Palavras-Chave: Ártico, Resíduos, Plástico, Oceanos,

Siga-nos no facebook.


Notícias Relacionadas:



Fatal error: Uncaught exception 'yii\web\HeadersAlreadySentException' with message 'Headers already sent in /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/web/Response.php on line 414.' in /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/web/Response.php:366 Stack trace: #0 /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/web/Response.php(339): yii\web\Response->sendHeaders() #1 /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/web/ErrorHandler.php(135): yii\web\Response->send() #2 /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/base/ErrorHandler.php(262): yii\web\ErrorHandler->renderException(Object(yii\base\ErrorException)) #3 [internal function]: yii\base\ErrorHandler->handleFatalError() #4 {main} thrown in /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/web/Response.php on line 366