Ecodeal e EGEO Sisav injectam 17 milhões de euros na economia


(16-06-2017)

Após 9 anos de atividade dos Centros Integrados de Recuperação, Valorização, e Eliminação de Resíduos Perigosos da EGEO Sisav e da Ecodeal no Ecoparque do Relvão, estes foram responsáveis por injectar cerca de 17 milhões de euros na economia do país. Do montante, 2,3 milhões de euros correspondem a salários e 600 mil em contribuições directas para a Câmara da Chamusca. A existência dos CIRVER criou também 310 empregos na zona, representando cerca de 24 milhões de euros anuais em prestação de serviços.

De acordo com António Lourena, autor do estudo da actividade destes centros "na altura a Câmara da Chamusca registava uma dinâmica de empobrecimento e pouco emprego. A instalação dos dois CIRVER foi a oportunidade de dinamizar a região e a sua economia, o que foi conseguido, através não só dos empregos directos como também dos empregos indirectos em sectores específicos como os serviços, aumentando o consumo e acabando por ter impacto directo na geração de mais empregos".

Ambas as organizações acreditam que existe potencial para expansão mas sublinham certos impedimentos. Para Manuel Simões, Director-Geral da Ecodeal, é o atraso na publicação na lei sobre os solos contaminados que obrige a um correcto encaminhamento deste tipo de resíduo. Para Filipe Serzedelo, CEO da EGEO Sisav, o problema é a inexistência de um guia de classificação de resíduos com força vinculativa, que têm contribuido para a subutilização dos dois CIRVER.


Fonte: O Mirante

Palavras-Chave: CIRVER, EGEO, ECODEAL, Resíduos, Chamusca,

Siga-nos no facebook.


Notícias Relacionadas:



Fatal error: Uncaught exception 'yii\web\HeadersAlreadySentException' with message 'Headers already sent in /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/web/Response.php on line 414.' in /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/web/Response.php:366 Stack trace: #0 /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/web/Response.php(339): yii\web\Response->sendHeaders() #1 /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/web/ErrorHandler.php(135): yii\web\Response->send() #2 /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/base/ErrorHandler.php(262): yii\web\ErrorHandler->renderException(Object(yii\base\ErrorException)) #3 [internal function]: yii\base\ErrorHandler->handleFatalError() #4 {main} thrown in /home/netresiduos/public_html/vendor/yiisoft/yii2/web/Response.php on line 366